Em decisão Monocrática, no último dia 15/07, o Ministro do Supremo tribunal Federal e atual presidente da instituição, em seu plantão, proferiu determinação liminar que suspende investigações do Conselho de Controle de Atividades Financeira – (COAF) e da Receita Federal, atendendo a pedido da defesa do Senador Flávio Bolsonaro do PSL (RJ) e filho do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro PSL. Na decisão Toffoli abrangeu toda e qualquer investigação que tenham por base dados sigilosos compartilhados pelo COAF ou Receita Federal em todo país, atingindo várias investigações da Lava Jato contra o Crime Organizado em geral.

Segunda matéria postada na revista Crusoé, Toffoli tomou essa atitude não para beneficiar só Flávio Bolsonaro, mas ao jornalista militante da esquerda Glenn Grennwald e a sí próprio. Segundo a revista a esposa do Ministro estaria sob investigação das referidas instituições por lavagem de dinheiro, através do seu escritório de advocacia, tendo empresas ligadas ao escritório sendo investigadas. Essa ação do COAF teria acontecido três dias antes do Ministro tomar tal decisão. O que torna a ação do Toffoli mais suspeita.

Para o coordenador da Lava Jato no Rio Eduardo El Hage, a decisão do Ministro Toffoli “suspenderá praticamente todas as investigações” de lavagem de dinheiro no Brasil. “O que é pior: ao exigir decisão judicial para utilização dos relatórios do Coaf, ignora o macrossistema mundial de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo e aumenta o já combalido grau de congestionamento do Judiciário brasileiro. Um retrocesso sem tamanho que o MPF espera ver revertido pelo plenário o mais breve possível”, afirmou o procurador.

O procurador Hélio Telho, do Ministério Público Federal em Goiás, afirmou que a decisão coloca em xeque a própria existência do Coaf, além de fragilizar a posição do Brasil no cenário internacional, transformando o país, segundo ele, em um paraíso para o dinheiro sujo.

Hélio Telho ainda elencou em seu twitter as ações do COAF nos últimos anos e sua necessária participação no combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro.

A atitude do Presidente do Supremo Tribunal Federal, á mais alta Corte de justiça do país, surpreendeu Procuradores, juristas, Polícia Federal, Receita Federal e cidadãos de todo Brasil que querem mais é que o país se livre dos corruptos. Já os criminosos se beneficiaram de tal decisão esdruxula, muitos já estão através de seus advogados recorrendo para anular várias sentenças do próprio STF.

Parafraseando a Folha de São Paulo… Diz leitor… Carlos Viegas

Sem deixar de ressaltar que o senador eleito pelo Rio de Janeiro Flavio Bolsonaro (PSL), tem sido uma pedra no calcanhar do pai, o presidente da República Jair Bolsonaro, pois claramente tenta se esconder de falcatruas que poderia ter cometido enquanto Deputado Federal também pelo RJ. Não fosse tal ação do Flávio, certamente Toffoli teria arranjado outros meios para tal decisão, mas no momento é a ação dele que está indignando o país.

Site – Vias & Rodovias