A TRAJETÓRIA DE UM PILOTO CEARENSE VENCEDOR

A história de um dos maiores pilotos de kart do estado do Ceará, Eder Freitas

Por Eleazar Barbosa (jornalista)

O piloto Eder despontou no Kart, sendo levado por seu pai, o jornalista Eliézer Rodrigues, em meados de 1996 ao Kart Indoor da av. Bezerra de Menezes, a princípio, por hobby, diversão, tendo em vista que Eder desde menino, sempre apreciou corridas de Fórmula 1, tendo como ídolo e referência o talento de Ayrton Senna, e em jogos de videogame, o garoto não perdia uma chance de passar horas e horas conduzindo um carro de Fórmula 1, em jogos do gênero. Aos 14 anos, a brincadeira virou ofício sério, e em várias baterias de Kart Indoor, em menos de dois meses Eder já estava batendo recorde atrás de recorde, em pistas da Bezerra de Menezes, Washigton Soares e na Barra do Ceará, neste período o jovem piloto contabilizou 25 vitórias em 30 baterias.

Os primeiros passos de um futuro campeão do Kart

A febre pela modalidade em Fortaleza estava instalada, e no ano de 1995 começou a ser erguido um kartódromo, no município do Eusébio, pela Federação Cearense de Automobilismo, o pai de Eder percebendo o talento do adolescente resolveu encarar a empreitada, e levá-lo ao equipamento recém instalado no ano de 1997.

O começo não foi fácil, inexperiente na área, dificuldade na agregação de uma equipe e na escolha de um carro, além de material de manutenção oneroso, o “paitrocínio” exigia ao Eder entender a complexidade de dominar o motor. No kart, o piloto ou o mecânico precisa carburar o carro, o Eder aprendeu a carburar, se tornando o único piloto cearense a dominar esta técnica ao mesmo tempo que dirigia.

Além de ser um exímio piloto, sua sensibilidade na arte de pilotar impressionava. Num dia inspirado, um domingo seminublado, largava na segunda colocação, no embaralhamento dos carros, por descuido, Eder pulou para a última colocação, sua fúria emergindo de seu talento não se conformava, ele estava, aritmeticamente, na tabela de classificação na disputa pelo título do Campeonato Cearense de sua categoria, os deuses do automobilismo, estavam com esse jovem piloto, naquela manhã, carro a carro, curva a curva, ele foi ultrapassando, até que num momento de mistura de absurdo talento com ousadia, um kart em alta velocidade na reta, a 150 km/h, uma curva quase inviável de ultrapassar, o impossível ele realizou, o kart quase vira, o carro se elevou dentro do perímetro, de repente os olhos do público do kartódromo Júlio Ventura se voltaram para apenas um protagonista, é como se retornássemos aqueles domingos nas vitórias épicas de Ayrton Senna, triunfalmente Eder se mantinha, aos aplausos do público presente. Ao final da corrida, de 25º, Eder se configurava na quinta colocação, as pessoas corriam para saber quem era o piloto que conduzia aquele ”kart azulzinho”.

No ano de 1997, Eder foi considerado o piloto revelação do kart cearense e durante as temporadas dos anos de 1997 e 1998, venceu várias etapas do certame alencarino na categoria PK (Piloto de Kart), além de ter batido por várias vezes o recorde da pista do Kartódromo Júlio Ventura.

Surgi o campeão – (Eder no Pódio, sendo cumprimentado pelo pai Eliézer)

Assim como Eder Freitas, vários outros jovens que têem paixão pelo automobilismo, começaram no kart, se firmaram como pilotos profissionais em categorias mais avançadas, até chegarem ao topo da Formula 1. Eder não chegou a tanto, mas pilotos como Sena, Piquet, Rubinho, Felipe Massa entre outros alcançaram o auge da pilotagem.

Algumas dicas necessárias para prática do Kart

Segurança no kart. Para quem deseja se engajar na modalidade e começar no kart indoor alguns requisitos de segurança são estabelecidos, por exemplo, todos os karts são periodicamente revisados, todo o material de segurança como: capacetes, bala-clava e luvas são fornecidos pela administração do Kart Indoor. A maioria dos veículos são adaptados com bolhas de segurança, espécie de carenagem que fica instalado no entorno do carro, e foi implementado também equipamento de proteção, chamado de Santo Antônio, que se localiza acima da cabeça do piloto, além de cinto de segurança.   


Site – Vias & Rodovias