Autoridades brasileiras na apresentação do caça Gripen, na Suécia Foto: Divulgação
Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva e demais autoridades
Caça Sueco Gripen E-F

Seis anos após o fechamento da compra, a sueca Saab liberou, (10/09), para testes em voo o primeiro Gripen brasileiro. Ele integra um lote de 36 aeronaves adquiridas pelo governo por quase R$ 17 bilhões, que vão substituir os F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB). O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse a jornalistas após a apresentação do caça que as previsões iniciais de recursos para os projetos do Ministério da Defesa, em 2020, não são boas. Mas a equipe econômica está reavaliando o orçamento de forma que projetos importantes não sofram defasagens.

— São projetos que já estão iniciados e são muito importantes. Tenho certeza que a expectativa de orçamento será boa para o próximo ano. O presidente é de origem militar e como parlamentar, por 27 anos, sempre defendeu as causas das Forças Armadas — afirmou Azevedo e Silva, que disse que a área de Defesa gera 285 mil empregos diretos e outros 900 mil indiretos.

As primeiras unidades do avião devem ser entregues à Força Aérea Brasileira (FAB) somente no final de 2021. Azevedo e Silva disse que o projeto do Gripen, que prevê transferência de tecnologia no desenvolvimento da aeronave para o Brasil, fomenta o parque industrial brasileiro e incentiva a pesquisa.

Assista o que diz o jornalista Roberto Godoy a respeito do caça Gripen E-F.

Site – Vias & Rodovias

Resultado de imagem para Projeto Gripen caça E-F foto