A irresponsabilidade do atual presidente dos EUA, Joe Biden, sua vice Kamala Harris, e seus assessores, ao tratar o caso das retiradas dos soldados americanos do Afeganistão, permitindo a retomado do Talibã ao poder central do país, provocou toda celeuma que hoje se encontra no Afeganistão, tomado hoje por terroristas. Isso coloca sangue nas mão de Biden, Kamala e seu governo.
O projeto de retirada, seria um processo lento e gradual, na medida que as coisas fossem amadurecendo democraticamente. Esse era o plano do ex presidente Donald Trump (Republicanos). Porém com a contestada vitória dos democratas nos EUA, assumindo Joe Biden, o desenrolar das ações do atual governo, foram totalmente atabalhoadas, desastrosas, sem um planejamento lógico e sem controle da autal situação pelo que passa a cidade de Cabul e o Afeganistão como um todo. Deixando militares e civis americanos entregues a própria sorte.
Segundo agências de notícias internacionais, ao menos duas explosões deixaram várias vítimas no aeroporto internacional de Cabul capital do Afeganistão, na quinta-feira (26). A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) confirmou que foi um atentado terrorista e o Talibã condenou o ataque. (Quem acredita?)
Assista ao vídeo da situação.
O Pentágono fala em “ataque complexo”, confirma pelo menos duas explosões e diz que há militares americanos entre os mortos. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou uma contagem preliminar de vítimas: 13 mortos e 15 feridos.
Segundo o jornal “The Washington Post”, o embaixador dos EUA em Cabul teria dito a seus colaboradores que quatro fuzileiros navais americanos foram mortos durante a explosão e que três ficaram feridos.
O número pode ainda ser bem maior, segundo a agência de notícias Reuters, que reporta ao menos dez militares mortos, citando fontes do exército americano.
O aeroporto internacional Hamid Karzai é a única porta de saída do país para milhares de estrangeiros e afegãos que tentam, desesperados, embarcar nos voos de retirada organizados pelos países ocidentais.
“Podemos confirmar que a explosão no portão da Abadia foi o resultado de um ataque complexo que resultou em várias vítimas americanas e civis”, afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby. “Podemos confirmar pelo menos uma outra explosão no hotel Baron ou próximo a ele, a uma curta distância do portão da Abadia”.
Como sempre, pós fatos graves acontecidos, aparecem aquelas organizações mundiais tentando amenizar os fatos. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que “condena veementemente o horrível ataque terrorista fora do aeroporto de Cabul”. “Nossa prioridade continua sendo evacuar o máximo de pessoas para um local seguro o mais rápido possível”.
Essa uma tragédia anunciada e que certamente muitas outras virão por consequências da irresponsabilidade de toda uma imprensa e de um sistema corrupto que deixaram e aclamaram, um sujeito desqualificado para assumir a presidência de um país de maior potência mundial.
O mundo pode reviver os dramas e atentados provocados pelo ISIS “Estado Islãmico” outrora extinto e detonado pelo ex presidente Donald Trump e, agora ressuscitado pelo atual presidente dos EUA Joe Biden (Democratas).
Vias & Rodovias – C. Honci