As eleições de 2022 certamente não foram normais. Várias contestações ocorreram e ainda ocorrem pela incerteza da legitimidade do pleito para chapa de Presidente da República.
Mas, até prova em contrario Luiz Inácio Lula da Silva (Lula PT) segue confirmado como eleito presidente e pela terceira vez.
Essa possibilidade real têm apavorado muitos brasileiros conservadores, assim como o mercado financeiro nacional. Lula é declaradamente um político de esquerda socialista e isso não agrada a grande maioria do povo brasileiro, assim como empresários de vários setores inclusive do Agro.
O atual presidente Jair Bolsonaro, desde que (segundo o TSE) perdeu as eleições, têm se recolhido ao Palácio do Planalto. Não tem falado com a imprensa, nem com seus apoiadores como sempre o fizera. Há um silêncio absoluto por parte do Planalto com relação a reação do atual presidente. Alguns acham que o presidente cedeu demais aos caprichos inconstitucionais de ministros do STF. Ao procurar caminhar sempre nas “quatro linhas” perdeu liderança e força.
Sem aceitar a possível derrota do Bolsonaro, e também receosos com um futuro governo socialista, uma multidão têm se manifestado em frente a quarteis do exército em várias cidades do país, como forma de protestar esse novo governo. Inclusive pedindo intervenção federal e destituição dos atuais Ministros da Suprema Corte federal (STF).
Enquanto o povo protesta, Lula segue com seu vice Alckimin fazendo a transição de governo. São mais de 280 pessoas convidadas a fazer parte da transição de governo. Esse número pode chegar a mais de 300 recebendo salários acima de R$ 17 mil, divididos em vários grupos.
Todos os convidados a integrar o grupo de transição fazem parte da ala socialista política, entre eles, Gleisi hoffmann, Humberto Costa, Boulos, Guido Mantega, Simone Tebet, Bela Gil, Paulo Bernardo, entre vários outros. Inclusive muitos acusados de corrupção pela Operação Lava Jato.
O Brasil a partir de 2023 é uma incógnita. Não se sabe realmente ao certo que destino tomará. Certo é, que, o povo brasileiro arcará com um custo tributário com mais de 34 ministérios, muitas mordomias e muitos esquemas elaborados a portas fechadas.
Já há a possibilidade de aprovação pelo congresso, a pedido do PT de Lula, de uma PEC de R$ 200 bilhões a serem gastos fora do Teto, ainda na transição.
Resta ao povo, continuar sua indignação e protestos pelo Brasil. Se isso resultará em algo, só o tempo dirá.
C. Honci – V&R -Gov.Br
Deus salve a Pátria Brasil.