Com base em estatísticas que apontam crescente aumento de apreensão de drogas entre outros ilícitos em coletivos nas estradas federais, a PRF está realizando treinamento com foco no combate à esse tipo de criminalidade em transporte coletivo.
Simulação de prisões e apreensão de arma de fogo e drogas foram realizadas na sede do órgão.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, em (24 e 25/04), um treinamento de abordagem policial a ônibus. A ideia é preparar as equipes para atuarem na fiscalização de transporte coletivo interestadual de passageiros na Região Metropolitana, onde a PRF é uma das instituições que compõem a força tarefa “Coletivo Seguro”.
A atualização dos agentes se deu por meio de um exercício simulado realizado em uma rua ao lado sede da PRF. O cenário foi preparado para que a ação pudesse parecer o mais real possível. Ônibus, viaturas, equipes policiais e figurantes que assumiram papéis de passageiros e também de suspeitos de práticas criminosas.
Nos simulados os PRFs se depararam com o flagrante de porte arma de fogo, transporte de drogas, celulares roubados e também com passageiros procurados pela justiça. São tipos de ocorrências que costumam serem registradas no transporte coletivo. Pelo número excessivo de pessoas, pela vulnerabilidade dos demais passageiros, as abordagens a ônibus necessitam de protocolos diferenciados.
Continua pós anuncio
Participaram do treinamento policiais do Comando de Operações Especializadas (COE) da PRF, que tem no rol de operações anuais a “Coletivo Seguro”. O objetivo é coibir assaltos a ônibus nas rodovias que cortam as regiões metropolitanas. As ações ocorrem de forma integrada com a Secretaria de Defesa Social (SDS).
Nucom/PRF
Secom/V&R
Acompanhem nossos parceiros anunciantes