Desde o começo da greve dos policiais militares e Bombeiros do Ceará (Dia 19/02) já foram 145 homicídios em cinco dias, número que impressionam e assustam a sociedade cearense. Para que se tenha idéia, antes da crise da segurança pública, eram em média 6 homicídios por dia.

Para tentar conter a crise e discutir estratégias com o Governo do Ceará, o Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro esteve no Estado juntamente com o Ministro da Defesa General Fernando Azevedo e Silva e o Advogado Geral da União André Mendonça. O Governador Camilo Santana recebeu na manhã de 24/02 às autoridades, no intuito de solucionar o impasse com os grevistas e finalizar a greve dos policiais.

Enquanto isso …

A PRF deflagrou a Operação Saturno para reforçar a segurança no Estado no período da crise de segurança. Em dois dias já foram detidas 17 pessoas, tendo a PRF recebido várias denúncias só no domingo 23/02, vários assaltos foram cometidos por assaltantes em motocicletas. Foram encontrados cadaveres em alguns lugares que segundo relato de testemunhas teriam sido alvejados por arma de fogo por motociclitas, um dos cadaveres foi de uma mulher, tambem atingida por arma de fogo por motociclistas.

Além desses crimes, foram registrados ocorrência de adulteração de sinal identificador de veículos, porte de drogas, foram também cumprido mandados de prisão. O número de detenções registrados pela PRF nesse final de semana é o maior desde 2012.

Foram registrados varios roubos de veículos só neste final de semana, sendo três deles recuperados pouco tempo depois pela PRF. Um desses veículos era de um policial militar que teve o carro, celular, carteira e documentos roubados por quatro elementos.

O número de detenções por embriaguez ao volante também foi bem maior se comparado no mesmo período de anos anteriores. Afirmou a PRF.

Com a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro atendendo ao pedido do Governador Camilo Santana PT, espera-se que com esse reforço a população do Ceará possa se sentir segura para curtir seu carnaval e poder transitar com tranquilidade.

A população do Ceará aguarda anciosa pelo desfecho dessa crise da segurança pública do estado. Que tudo se resolva com bom senso e dentro da lei e da ordem.

Redação: revistaviaserodovias.com.br