A PRF, esclarece por meio de nota, sobre a circulação de vídeo em diferentes Plataformas da internet onde mostra um suposto radar de velocidade instalado na BR 116, região metropolitana de Fortaleza, que; o equipamento, não é um equipamento de medidor de velocidades. Ele faz parte da Secretária de intraestrutura do estado Ceará- (SEINFRE-CE) para implantação do Projeto Arco Metropolitano de Fortaleza (AMF) que possibilitará acessibilidade ao Complexo Industrial Portuário do Pecém. O contador utiliza tubos pneumáticos instalados na superfície do pavimento da rodovia e realiza uma contagem automática do volume de trafico no local em que está instalado, esses dados visão analizar a demanda potencial que se deslocará pelo AMF e subsidiarão as decisões técnicas para a execução do projeto.
A Polícia Rodoviária Federal, enquanto instituição responsável pela fiscalização e garantia da segurança viária, utiliza exclusivamente medidores de velocidade devidamente certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Esses equipamentos são acompanhados pela devida sinalização, em estrita conformidade com o preconizado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as resoluções emanadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) .
A PRF reforça que preza pela legalidade e transparência dos fatos e alerta, sobre a importância de não veiculação sem a devida confirmação da informação pelas fontes dos canais oficiais, ao mesmo tempo que se coloca à disposição da sociedade para esclarecimentos de fatos e notícias que envolvam a instituição. DIGA NÃO AS FAKE NEWS.
Acompanhem o vídeo esclarecendo o fato pelo PRF Diohene
Nucom/PRF
Secom/V&R
Agradecimentos aos nossos colaboradores anunciantes