O Supremo Tribunal Federal, é chamado da mais alta Corte jurídica do país. É onde se pode recorrer ao último recurso de um processo sob qualquer jurisprudência.

Resultado de imagem para Fotos STF"

É composto atualmente por 11 juízes, que soberanamente compõe um dos três poderes independentes da República Federativa do Brasil.

Conheça agora os atuais 11 ministros e quais os presidentes que os indicou.

Dessa atual turma, o chamado Decano Celso de Melo, o mais antigo da corte e que se aposentará em 2020. Foi indicação do então presidente José Sarney (MDB-MA). Sarney teve um governo conturbado e que passou por várias acusações de corrupção. No Congresso, foi criada uma CPI para investigar denúncias de corrupção no seu governo, e vários pedidos de impeachment foram arquivados pela presidência da Câmara

Marcos Aurélio Mello, deixará o cargo em 2021, foi indicação do ex-presidente impeachmado Fernando Collor de Mello (PTC-AL) . Sob Collor, recaíram várias denuncias logo no primeiro ano de governo. Pedidos de favorecimentos na Petrobrás, acusações de enriquecimento ilícitos por membros do governo, esquemas de pagamentos de propinas na Petrobrás, acusações de corrupção na Legião Brasileira de Assistência (LBA). Antes de completar dois anos, a Câmara dos deputados aprova o seu impeachment, mesmo Collor tendo renunciado o senado referendou o impeachment. O indicado de Collor, Marcos Aurélio Mello, foi acusado recentemente de ter sua filha Letícia de Mello favorecida pelo governo Dilma, para ocupar o cargo de Desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região com abrangência no Rio de Janeiro e Espirito Santo. Atropelando nomes com mais gabarito e experiência a época.

Gilmar Mendes indicação do Fernando Henrique Cardoso, esse também teve seu governo abalado por uma série de denúncias de corrupção. Fundo de pensão do BB, compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição, aprovada em 1997. Desvio de dinheiro para ilhas Cayman, corrupção e vários pedidos de impeachment.

Os próximos indicados são do ex presidente e hoje presidiário condenado em 3ª instância Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha. São eles; Ricardo Lewandowisk, Carmem Lúcia, e Dias Toffoli Não é preciso nem mais uma citação.

Dilma Roussef (PT) Indicou Luiz Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Edson Fachin, esse último relator da Operação Lava Jato. Dilma foi acusada por corrupção, lavagem de dinheiro, má aplicação do dinheiro público na compra da Refinaria de Pasadena (EUA), além de envolvimento por corrupção no caso JBS e MDB. Sofreu impeachment no segundo ano do seu segundo mandato. Dilma também foi a que mais indicou Ministros ao Supremo.

Por fim, Michel Temer (MDB) o último dessa safra a indicar alguém para o cargo de juiz da mais alta Corte do país, o nome foi Alexandre de Moraes . Temer, pouco tempo depois de deixar o cargo, foi preso na Operação Lava Jato por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Foi solto por habeas Corpus dias depois.

Assim se formou essa atual turma do STF e que deverá permanecer em sua maioria por longo anos mesmo contra a vontade da grande maioria do povo brasileiro críticos as ações dos atuais ministros da corte.

Pergunta que faz o povo brasileiro; e quem julgará os atos inconstitucionais dos atuais ministros do STF?

Difícil dá certo.

C. Honci – jornalista

Redação: revistaviaserodovias.com.br – 22 anos de existência

Resultado de imagem para Fotos STF"