“Tinha uma moto preta colocando fogo em tudo aqui. E eles foram na minha propriedade com essa moto amarrada em cima da caminhonete deles. Tava escrito lá na porta ICMBio” . Essa frase é de uma pecuarista da região da floresta Amazonas, Nair Brizola, de Cachoeira da Serra. Afirma ela inclusive “Esse povo, se eles veem você, eles já vêm armado, já manda você parar, já toma seu celular. Você não pode fazer nada. As caminhonetes que eles andam fazendo esse terror todo, está escrito ICMbio. O presidente Bolsonaro tá certo quando diz que essas Ongs estão botando fogo,”
Uma enorme queimada colocada no entorno de uma área de floresta primária. O fogo foi colocado estrategicamente circundando a floresta, bem no horário em que o vento carrega as chamas para o interior dela.
Repórter Ivaci Matias do Globo Rural que esteve por lá, no foco dos incêndios, pergunta a agricultor que por lá tenta defender sua área, -“Quem colocou fogo aí?”, perguntou a ele.
– “Esse fogo veio lá da estrada do outro lado.” Certamente o agricultor, quis dizer de outro local que não por ali.
“Vamos continuar por aqui investigando o “Dia do Fogo” data que ninguém mais vai esquecer. Dez de Agosto de 2019, quando vários incêndios criminosos pipocaram pela Amazônia assustando o mundo inteiro: Os Estados de: Rondônia, Acre, Amapá, Mato Grosso, Amazonas e Pará arderam em chamas ao mesmo tempo. Queimadas que em geral acontecem espontaneamente na época de seca, mas não em proporções como essa”. Afirmou o repórter da Globo Rural Ivaci.
Por informações do repórter Ivaci Matias do Globo Rural
Site – Vias & Rodovias