O Governador do Ceará Camilo Santana (PT), sancionou nesta segunda feira 30/09, ás Leis da Plataforma de Modernização da Saúde Pública, no intuito de aproximar os serviços público de saúde do estado aos 184 municípios.

Para o Governador, a intenção é agilizar o atendimento ao público, regionalizando os serviços para que cheguem mais perto da população, melhorando assim os indicadores. São duas leis que fazem parte do planejamento.

O governador afirmou através de suas redes sociais, “Foi sancionado está manha, em solenidade na sede do governo, as leis da Plataforma de Modernização da Saúde. As leis têm como principal objetivo melhorar a qualidade no atendimento a população cearense. Uma dessas leis, dará nova estrutura de organização á Secretária de Saúde do Ceará (Sesa). A outra é responsável por integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) ás ações e serviços publico de saúde do Estado e dos 184 municípios, criando assim a regionalização do sistema. Garantindo melhor atendimento a população”. Afirmou Camilo.

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, explicou como a população vai ser impactada diretamente com as novidades. “Essa lei regulamenta a ação administrativa do Estado nas cinco regionais de Saúde. O quê que isso impacta na população? Primeiro, um planejamento organizado e pactuado entre as regiões de saúde no que se refere à disponibilidade de serviço e financiamento desses serviços. Por exemplo, está previsto nesse processo uma reorganização do sistema de UTIs para as regiões. Então, estamos estudando e algumas delas já vão acontecer, que é a implantação de unidades de terapia intensiva em Crateús, Tauá, Tianguá, Itapipoca e as outras unidades que forem necessária. Faremos isso de uma maneira permanecendo o fator equidade como fundamental”, comunicou.

Redação:Vias & Rodovias