O Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes tem extrapolado em seus direitos constitucionais. Talvez esteja imaginando um Brasil tipo Venezuela onde a ditadura prevalece e alguns tem privilégios exacerbados, não respeitando, nem prestando contas as instituições e ao Direito democrático.

No último dia 03/04 o Ministro, mais uma vez foi reincidente em quebra de normais institucionais de segurança. Ao ser questionado por agente federal no aeroporto de Brasília por não querer cumprir normas de passar o aparelho de detector de metais, a chamada “raquete”. Alexandre se negou a permitir que o agente cumprisse com sua função e de forma anti democrática, deu-lhe a chamada carteirada para não se submeter a norma obrigatória para qualquer cidadão. Não se sentindo intimidado, o agente pediu reforço a Polícia Federal.

Ministro do Supremo quase preso.

Ministro do STF Alexandre de Moraes

Já embarcado na aeronave, Alexandre foi intimado por um delegado da PF e um agente a observar e acatar o procedimento legal a qualquer cidadão. Após longa conversa o Ministro teve que se submeter a ordem do delegado (A autoridade em exercício naquele momento) para descer da aeronave, mesmo a contra gosto, ou receberia ordem de prisão.

Caso o Ministro se negasse a descer da aeronave para o procedimento legal, receberia ordem de prisão. Isso instauraria uma possível crise institucional.

Cumprir as normas de segurança institucional, é um dever de qualquer cidadão, mesmo um Ministro do STF. Estes muito mais precisam observar o que manda a Constituição.

Por Vias & Rodovias

Informações Jornal da Cidade