Adriano Marcos Furtado

Com a mudança no comando do Departamento de Polícia Rodoviária Federal neste mês de fevereiro, os Sindicatos da PRF e a FenaPRF, buscam agilizar suas reivindicações com o novo diretor geral para a categoria. Inspetor Adriano Marcos Furtado, substituiu o Inspetor Renato Dias como Novo Diretor Geral do DPRF.

Nascido em Curitiba (PR), Furtado tem 43 anos e é policial rodoviário federal desde 1994. O novo diretor-geral reúne um extenso currículo dentro da corporação. No Paraná, ele exerceu as funções de chefe do Núcleo de Apoio Técnico; chefe da Seção de Recursos Humanos; chefe da Delegacia Metropolitana da PRF, em Colombo e, finalmente, a mais alta atribuição no estado, a função de superintendente, na qual estava à frente deste 2016. Em Brasília, chefiou as coordenações nacionais de Recursos Humanos e de Inteligência da PRF, além de ter desempenhado a função de chefe de gabinete da direção-geral.

Diretor Geral do DPRF Adriano Furtado e Dirigentes da FenaPRF

Na pauta da reunião com as lideranças sindicais da categoria, ás principais reivindicações são com relação á concurso público para PRF, e a questão da Previdência. Segundo o Presidente da FenaPRF Deolindo Carniel a categoria está muito defasada no seu contingente, pois só em 2018 foram mais de 700 baixas só de aposentadorias. O quadro funcional hoje da PRF é de 10 mil efetivos, porém há uma carência já nos quadros atuais de no minimo 3 mil servidores. Na outra importante reivindicação com relação ao projeto da previdência, os sindicalistas entregaram ao Diretor Geral proposta a ser entregue ao governo federal sobre aposentadoria e previdência dos servidores.

Vale salientar, que de certo mesmo, para 2019 há o concurso em andamento para apenas 500 vagas, que serão de imediatas preenchidas. O Diretor Adriano Furtado, destacou que ira se empenhar por novos concurso para muito breve.