De repente uma notícia no ar “Um virus agressivo, fatal, ataca na cidade de Wuhan na China”. Nas redes socias cenas de pessoas usando máscaras, muitas desmaiando em locais público. Era o começo da preocupação de governos por todo o mundo. Começava ali, à saga do covid 19, o Coronavirus. Especialistas tentando explicar como o vírus surgiu, o que causou a contaminação aos humanos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) de inicio tenta amenizar, tranquilizar o mundo, más não demora e logo declara estado de PANDEMIA MUNDIAL
A partir desse ponto, a humanidade começou a sentir que a ficção saiu das telas de cinemas para a realidade urbana. O medo começou a se apoderar das pessoas, às grandes mídias a alertar que era preciso ficar em casa, se isolar, seja de parentes, amigos, ao sair usar máscaras, lavar às maos com alcool géu 70%, pois através de qualquer pessoa poderia vir a contaminação e o resultado ninguém saberia que desfecho se daria. Alguns se recuperam, outros rapidos vão à óbitos. Não se tinha um diagnóstico conclusivo, muito menos uma vacina, ou cura.
Pelo mundo o lema era ‘stay at home’ e assim foi, todo mundo se isolando. O comércio no mundo inteiro parou. As ruas passaram à ficar desertas em pleno dia comercial, um total blakaut de cidades, de países. Não se têm conhecimento na história da humanidade, de tamanha paralisação generalizada em todos os países do mundo. Nem em pandemias passadas como a gripe espanhola de 1918, ou mesmo durante as grandes guerras mundiais de 1914 ou de 1939.
O surto começou contaminando e matando milhares de pessoas em todo o mundo, más não foi só esse o pior dos efeitos do Coronavirus. Com a paralisação do comércio, dos negócios, shoppings, lojas, bares, restaurantes, todos parados. O lucro cessou, sem lucros, empresários começaram a fechar suas portas, empregados começaram a perder seus empregos em massa, impostos deixaram de ser pagos. Um efeito dominó começou á afetar todo sistema financeiro mundial, o sistema capitalista correndo risco de entrar em colapso, um caos ensaiou se instalar.
O alerta pós três meses de isolamento e paralisação foi aceso. O mundo precisava retomar as atividades comerciais, de trabalho e funcionamento antes que o pior acontecesse. Más uma coisa todos tinham conhecimento, sem a vacina, nada se sabia do resultado que poderia acontecer. O aumento do número de contaminação e vitimas pelo vírus, ou aos poucos o fim da pandemia. Certo é, todos com pé atrás, usando sempre máscaras e se precavendo. O inimigo é invisível e silêncioso, tira seu ar e seu mundo.
Aliado à toda situação de risco, graças a divisões políticas radicalizadas por setores da sociedade, basicamente em países ocidental. Manifestações, conflitos, vandalismos, revolta social, tudo em plena Pandemia mundial de um vírus que fatalmente, mata.
Até o fechamento dessa matéria o coronavirus em casos oficialmente confirmados 7.003.851 infectados e 402.900 mortes. Dados a partir de fontes oficiais confirmados pela France Presse, divulgados pela agência RTP Portugal.
Não sabemos quando isso vai acabar, só sabemos que precisamos refletir e, querendo ou não, mudar.
Ao todo o mundo já enfrentou 5 grandes Pandemias. O Coronavirus é a sexta grande Pandemia mundial.
Alguns casos de Pandemia no mundo.
1a) Peste bubônica (Peste Negra) século IVX. Causada pela bactéria Yersinia Pestes. Causada por contatos com pulgas e roedores. Matou mais de 100 milhões de pessoas. Pode ter reduzido a população mundial de 450 para 350 milhões na época.
2a) Variola – Essa foi uma doença que atormentou a humanidade por mais de 3 mil anos. O vírus Orthopoxvirus variolae era transmitido de pessoa para pessoa. Graças a vacina foi erradicada só em 1980.
3a) Cólera- Teve seu caso confirmado pela primeira vez em 1817, matou centenas de milhares de pessoas. A bactéria Vibrio Cholerae ainda não foi erradicada no mundo e continua com status de Pandemia.
4a) Gripe Espanhola – Acredita-se que esse vírus teria matado entre 40 a 50 milhões de pessoas nessa Pandemia que começou em 1918 e teria infectado mais de 1/4 da população mundial.
5a) Gripe Suína- Essa mais recente, e seria a primeira já no século XXI . Matou até agora 18 mil pessoas. Continua ativa e contaminando pessoas pelo mundo. Começou no México através da contaminação pela carne de porco.
6a) Covid 19 – Coronavirus. Começou pela cidade de Wuhan na China. Especialistas avaliam que teria começado por contaminação através do morcego, passando para alimentos e para o ser humano. Já teria infectado mais de 7 milhões de pessoas e matado quase 500 mil.
C. Honci – jornalista
revistaviaserodovias.com – 22 anos.