Em ano comemorativo para Polícia Rodoviária Federal dos 90 anos da Instituição, no mês das comemorações do PRF (Julho) na Sede da 16ª SPRF foi apresentado pela PRF e pelo Governo do Ceará o Projeto pioneiro de modelo de Integração em Segurança Pública na América Latina.
Com o lançamento da Pedra Fundamental do Laboratório Integrado de Segurança Pública (LISP) o Governo e a PRF contam com um novo modelo de gerenciamento de dados e informações simbolizando uma nova era para a Segurança Pública, com idéias de integração, inteligência e eficiência em prol da sociedade.
A escolha do Estado do Ceará para receber o laboratório não foi por acaso. Desde o inicio de 2017 o Estado vem sendo um modelo no que diz respeito à estratégia, pesquisa, desenvolvimento e ações integradas em segurança pública realizado pela PRF em parceria com o DENIT.

Adotando como base o Conceito de Mobilidade do Crime essas parcerias se ampliaram, desta vez para o Governo do estado através da SSPDS e a UFC, onde está sendo desenvolvida uma política de combate a mobilidade do crime, surgindo um novo modelo de policiamento robustecido com mão de obra, equipamentos e investimento em pesquisa, tecnologia e inteligência.
O LISP será o maior Laboratório Integrado da America Latina e deve abrigar cerca de 250 pesquisadores na área de segurança pública, colocando o Ceará como exemplo nesse segmento. Serão aproximadamente 220 estações de trabalho, com possibilidades de ampliação distribuídos em mais de 5000m² de área dentro do atual prédio da Sede da PRF/CE. O Laboratório vai pesquisar e desenvolver tecnologias disruptivas, sendo desenhado para ser ecologicamente correto, com energias renováveis e aproveitamento de águas pluviais, uma construção moderna em aço, gerando o mínimo de resíduos possíveis. 
Todo esse projeto já está em desenvolvimento e pronto para ser concluso á partir de 2019 quando deverá ser começado os trabalhos de efetivação e iniciação das obras.