Plano destaca o conceito de integridade no setor público, conforme indicado pelo recente Decreto nº 11.529/2023, e os valores da PRF; objetivo é construir um ambiente organizacional íntegro e ético.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) publicou o Plano de Integridade 2024. O documento traz uma visão ampliada do conceito de integridade no setor público, conforme indicado pelo recente Decreto nº 11.529/2023. Este plano é composto por um conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos destinados à prevenção, detecção e correção de práticas que impeçam o fortalecimento do valor integridade na PRF.
O plano vai além da tradicional agenda de combate à corrupção. A publicação abrange o combate ao assédio, ao racismo, à desigualdade, a responsabilidade socioambiental e busca um ambiente de trabalho seguro, fomentando valores e princípios que sustentem a confiança da sociedade, a credibilidade e a reputação institucional, fundamentais para a construção de um ambiente organizacional íntegro e ético.
O documento é a concretização de um compromisso com a melhoria contínua, alinhado ao Plano Estratégico para os anos de 2023 a 2028, conforme Portaria DG/PRF nº 245, de 30 de junho de 2023, e surge como uma resposta proativa às transformações sociais que elevam a expectativa da cidadania por uma administração pública transparente e eficaz.
A PRF também institui uma estrutura robusta de integridade, com foco na prevenção, detecção e resposta a desvios de conduta e práticas antiéticas e desviadas do interesse social. Para isso, o plano detalha medidas para fortalecer a integridade nas interações da PRF com setores diversos da sociedade, enfatizando a prevenção de conflitos de interesse e a promoção de uma cultura de respeito aos direitos humanos.
Nucom/PRF/DF
Secom/V&R
Acompanhem nossos colaboradores anunciantes