Uma das bandeiras prometidas pelo Governo Jair Bolsonaro, foi de desburocratizar e facilitar a vida dos Micros e Pequenos empresários. Porém, na prática isso está longe de acontecer.

No programa Emergêncial de Crédito oferecido pela Caixa Econômica Federal chamado PRONAMPE, a proposta seria voltada ao crédito e financiamento de Pequenos e Médio empresários MEI e ME, más esbarra na burocracia cadastral e na má vontade dos bancos em conceder creditos a esses Micro empresários. A própria Caixa Econômica tem colocado várias restrições para liberação desse crédito Emergêncial. Isso têm dificultado e muito o crédito chegar até os empresários que buscam esse apoio na pandemia do COVID 19. Mesmo com garantias do Governo Federal de 85% desses créditos, à dificuldade continua grande para aprovação da Operação. Na verdade funciona mais como propaganda do governo, que objetivamente, resultados para o pequeno empresário que busca apoio para não fechar seus negócios.

Enfim, toda a propaganda da Caixa Economica e do Governo Federal em torno de mais esse auxílio Emergêncial aos Micro Empresário, não consegue na realidade, obter sucesso em mais de 70% dos inscritos que procuram tal apoio.

Ao não conseguir o tão propagado crédito, resta ao empresário trabalhar e rezar para não ver seu negócio fechar e se tornar mais um desempregado entre milhões.

C. Honci – Jornalista