Governador do Ceará Camilo Santana (PT)

O Governador do Ceará Camilo Santana (PT) não está para brincadeiras quando o negócio é combater a criminalidade e também a desigualdade social. Os números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, em parceria com o G1, mostram que o Ceará é o Estado onde o combate a criminalidade teve resultados significativos e imediatos com 58% na queda de homicídios e, também assaltos a mão armada. Em todo o Brasil foram registrados uma queda expressiva no número de assassinatos nos dois primeiros meses de 2019.

Em toda a região Nordeste foi onde houve a maior redução, que teve média de 34%, com quedas expressivas no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, estado com a maior redução do país: 58%. O estado é considerado um caso muito especial. Em janeiro, houve centenas de ataques coordenados por facções criminosas, numa reação a medidas anunciadas pelo governo para tornar mais rígida a fiscalização dos presídios.

“Naquele período desses ataques não se matou ninguém, ou seja, houve um caso muito especifico que demanda reflexão se houve acordo entre as facções, se a polícia, ao se mobilizar em relação aos confrontos, acabou também se tornando mais presente, mais eficaz”, disse Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Em janeiro e fevereiro de 2019, foram assassinadas no país 6.856 pessoas: redução de 25% em relação ao mesmo período de 2018. Só Amazonas e Rondônia registraram leve aumento nas mortes violentas.

Os analistas em segurança dizem que existe algo a se comemorar com a redução das mortes, mas com muito trabalho pela frente.

“O Brasil precisa entender que não existe uma nação desenvolvida e civilizada enquanto a gente ostentar tais índices de violência, seja a violência cometida no interior das residências, contra crianças, doméstica, contra mulher ou a dinâmica do crime ou a própria dinâmica do estado eventualmente com as mortes decorrentes de intervenção policial e os policiais mortos”, declarou Renato.

Para o Governador do Ceará, a redução na criminalidade no estado se deve pelo empenho e dedicação dos profissionais da Segurança Pública do Estado, garantindo resultados significativos em toda Operação. “Tem sido essa dedicação dos nossos profissionais da Polícia Militar, da Polícia Civil, Bombeiros, Pefoce, e Agentes Penitenciários que tem conseguido garantir mais segurança para nossa população. O desafio é grande, mas o trabalho não para. Vamos avançar cada vez mais no combate ao crime e na luta por um Ceará cada vez mais seguro para todos” Afirmou Camilo Santana.

Informações: Fórum de Segurança e G1

Vias & Rodovias