Foto: Fabiane de Paula – Arialdo Pinho secretário/Gov/CE-SECUT

Arialdo é natural de Lima Duarte, cidade da Zona da Mata de Minas Gerais. Cursou Economia, Administração e Ciências Sociais. No início da década de 1970, instalou, no Piauí, a primeira fazenda de criação de camarão do Brasil. Em 1984, Arialdo, com inspiração nos maiores parques aquáticos do mundo, criou o Beach Park.

Em 2006, Arialdo Pinho foi convidado para ser o coordenador da campanha de Cid Gomes ao Governo do Estado. Já bem sucedido na eleição o então governador eleito Cid Gomes, convidou Arialdo para ocupar a Secretaria da Casa Civil.

Em 2010, voltou a coordenar a campanha de reeleição de Cid Gomes e também da então presidenta Dilma Rousseff . Sendo vitorioso nas duas campanhas, continuou como secretário da Casa Civil do governo Cid.

Em 2015, assumiu a SETUR a convite do Governador Camilo Santana do PT, e deu continuidade á frente da secretária de Turismo do Estado do Ceará também no segundo mandato do governador.

. Fundador do Beach Park, lançado em 1984, que se transformou no maior parque aquático da América Latina. Nesta gestão como secretário de turismo, Arialdo Pinho teve papel fundamental para o desenvolvimento do Turismo do Estado, com destaque para a chegada do hub da Air FranceKLM e a abertura do aeroporto de Jericoacoara. Arialdo foi ainda premiado com o Prêmio Nacional do Turismo, em dezembro/2018, e eleito o melhor gestor público do País na área.

Nos últimos anos, o Ceará foi o estado do Nordeste que mais gerou postos de trabalho na área do turismo. Em julho deste ano: foram 879 vagas. O estado de Alagoas, que aparece em segundo lugar, gerou 732 postos. Os dados são da Confederação Nacional do Trabalho (CNT).

Conforme a pesquisa, as atividades turísticas no Brasil cresceram 3,8% no acumulado de 12 meses, terminados em julho de 2019. Em igual período no mesmo mês do ano passado, houve queda de 3%.

O relatório aponta que essa evolução em 12 meses, até julho, deveu-se, principalmente, ao crescimento do volume das atividades turísticas verificadas nos estados do Ceará (11,7%), de São Paulo (7,7%) e de Pernambuco (4,4%).

“Mais um índice nacional indica que nosso trabalho tem sido exitoso. Temos investido na promoção e publicidade do Ceará e isso volta em trabalho e renda para o cearense”, destaca Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

No mês de outubro em viagem a Europa o secretário conseguiu êxito trazendo para o Ceará projeto que foi apresentado oficialmente como novo destino da Air Europa em Madri, na Espanha. Agentes, operadores e jornalistas espanhóis puderam conhecer os principais atrativos do Estado, que passará a ter vôo direto vindo de Madri a partir de 20 de dezembro.

Segundo informações da SETUR, a companhia também oficializou o vôo em Fortaleza, em um almoço para imprensa e convidados. “O Ceará é um dos principais pólos de turismo do Brasil. Ser uma nova porta de turismo e brindar nossos passageiros a descobrir o Ceará completa nossa oferta de vôos ao país”, destaca Imanol Pérez, diretor comercial da Air Europa.

A partir de dezembro/19, serão duas frequências semanais. Em junho, a companhia passará a ofertar a terceira. “Temos certeza que será um sucesso esse vôo. As vendas já estão muito bem e a tendência é que se mantenham”, aponta o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Conforme afirmou o diretor de vendas da companhia, a expectativa é que o vôo mantenha 85% de ocupação. “Além de Madri, mais de 20 cidades da Europa vão estar conectadas a esse vôo, com conexões de cerca de uma hora e meia”, destaca Imanol Pérez. Londres, Frankfurt e Barcelona são algumas dessas cidades. “Estamos muito bem assistidos em conexões na Europa. Vamos continuar com a promoção e a publicidade do destino para manter nossos bons índices”, completa o secretário.

O secretário em sua estadia na Europa, também esteve na capital francesa, onde o Ceará ganhou destaque na feira de turismo IFTM Top Resa, em Paris. Participou do evento de comemoração aos 100 anos da KLM, que apresentou ao público seus principais destinos no mundo, entre eles o Ceará, quando o público pode conferir o que o Estado tem de melhor, como as praias, as serras, a gastronomia e o artesanato.

Antes de Finalizar a maratona de feiras, o Ceará teve espaço também na TTG Rimini, na Itália, que foi realizado de 9 a 11 de outubro. “Todo esse trabalho de divulgação do estado é importante para manter os vôos cheios e continuar os bons resultados no turismo do Ceará”, destacou o secretário da SECUT, Arialdo Pinho.

Redação: revistaviaseerodovias.com.br .