A semana começou engasgada na garganta da liberdade de imprensa do povo brasileiro. Na manhã desta segunda feira em ação determinada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, através do seu Ministro Alexandre de Moraes, ordens para censurar a Revista Crusoé e o site O Antagonista, devido a matéria veiculada no dia 12/04 na edição nº 50 que trata de denuncia oferecida pela Polícia Federal e o MPF onde o ex presidente da Odebrecht acusa Dias Toffoli de fazer parte da lista de propinas da empresa. A reportagem só trás fatos concretos sobre a denuncia e foi publicada com base em um documento que consta dos autos da Operação Lava Jato.

Nele, o empreiteiro Marcelo Odebrecht responde a um pedido de esclarecimento feito pela Polícia Federal, que queria saber a identidade de um personagem que ele cita em um e-mail como “amigo do amigo de meu pai”. Marcelo Odebrecht respondeu tratar-se de Dias Toffoli, atual Presidente do STF.

Em nota, a Revista Crusoé reitera total veracidade relacionado nos fatos da matéria, baseado nos autos da Operação Lava Jato.

Diz a nota :

Crusoé reitera o teor da reportagem, baseada em documento, e registra qud a decisão se apega a uma nota da Procuradoria Geral da República sobre um detalhe lateral e a utiliza para tratar como “fake news” uma informação absolutamente verídica, que consta dos autos da Lava Jato.

Importa lembrar, ainda, que, embora tenha solicitado providências ao colega Alexandre de Moraes ainda na sexta-feira, o ministro Dias Toffoli não respondeu às perguntas que lhe foram enviadas antes da publicação da reportagem agora censurada.

A Revista Vias & Rodovias se solidariza com A Crusoé e o Antagonista, mesmo por vezes discordando de pontos políticos, mas, censura nunca mais. A atitude do Presidente do STF é inaceitável e ditatorial.

Vias & Rodovias