Pós ser declarada oficialmente pela Organização Nacional dos Estados Americanos (OEA) como fraudadas, às eleições na Bolívia são canceladas, Evo Morales convoca novas eleições e renúncia.

Em extenso protesto da oposição e de grande prte do povo Boliviano, apos Evo Morales declarar a sua Vitória no primeiro turno, várias manifestações foram deflagradas no país causando revolta e indignação por parte dos que não mais apoiavam a continuidade do governo socialista do Evo.

A pressão começou logo após o anuncio da Vitória. O governo tentou acalmar os animos, amenizar e buscar reforços para governabilidade através do exercito. Porém não encontrou apoio, o golpe democrático não seria referendado pelas forças armadas. Com esse fato, não restou outra alternativa que não à de renuncia do então presidente que já foi reeleito por 4 mandatos, iria ao quinto.

Líderes politicos da esquerda se pronunciaram, a maioria acusando golpe. Porém, fato é, encerra-se a era Evo Morales e a Bolívia terá que se reestrutura em suas bases politica e social.

Redação:revistaviaserodovias.com.br