Entre as celebrações está a tradicional festa organizada pela confraria Amigos da Rua da Carioca. Durante o evento, um bolo de 20 metros será oferecido a cariocas e turistas.

Rio – O Rio de Janeiro completa 454 anos nesta sexta-feira (1°) e a data será marcada por diversas comemorações. Entre as celebrações, está a tradicional festa organizada há quase 40 anos pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca). Durante o evento, um bolo de 20 metros será oferecido a cariocas e turistas.

Segundo Roberto Cury, presidente da associação, a festa, é uma forma de celebrar a Cidade Maravilhosa e o espírito festeiro típico do carioca da gema. “Vamos fazer bonito e dar um basta em tanta tragédia. É preciso ter mais carinho e amor pelo Rio”, disse ele.

“Amor e carinho pela cidade do Rio de Janeiro”

 
O evento que começou em torno das 10h com cortejo da Banda do Sarca pelas ruas do Centro. Desde ás 11h, o grupo se concentra no Largo da Carioca, local onde espera pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e a imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade. Participam do evento o governador Wilson Witzel, além de personalidades como Selminha Sorriso e Antônio Queiroz. A festa será encerrada com um baile popular com apresentação da Orquestra Bianchini. 

Missa em homenagem aos 454 anos do RJ de São Sebastião.

Nesta sexta-feira, por conta ainda das comemorações, também estreia no Bondinho a exposição “O Pão de Açúcar e a cidade: um amor antigo”. A mostra tem fotos e textos sobre o Rio de Janeiro e vai até o dia 31 deste mês de março.

Conhecendo um pouco a história da fundação da cidade do Rio de Janeiro

Fundada em 1° de março de 1565 por Estácio de Sá, a nomeação da cidade São Sebastião do Rio de Janeiro foi uma resposta dos portugueses ao franceses que se estabeleceram nesta região, que era importante devido a posição estratégica da Baía de Guanabara. Por conta disso, uma zona portuária e comercial se desenvolveu por aqui. 

No final do século XVIII, a cidade foi abalada por uma crise econômica, mas teve a economia reaquecida devido a chegada da família real em 1808. 

Um dos grandes marcos foi a gestão do prefeito Pereira Passos, conhecida pela política do “bota-abaixo”:  processo de reformas urbanas realizado a partir de 1903. Em 1960, deixou de ser capital do país.

Copacabana anos 50

Apesar dos autos índices de violência urbana que tem assolado a cidade nos últimos anos, o Rio de Janeiro por toda sua beleza Topográfica, de rios, montanhas e mar, continua sendo um dos lugares mais procurados por turistas no mundo inteiro, e considerada uma das mais belas cidades do mundo.

Informações: O DIA

Vias & Rodovias

Enseada do Botafogo – RJ – 1900