O senador Cid Gomes (PDT)CE, passou mal ao discursar no plenário do senado federal. Ao iniciar seu discurso, o senador já dava sinais de que algo não estava bem. O discurso era sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da cessão onerosa, que permite que a União compartilhe com estados e municípios os recursos arrecadados nos leilões do pré-sal…. -Não conseguindo concluir sua fala, o senador pede uma cadeira, logo em seguida é atendido por médicos do senado ali mesmo, no palco do plenário, onde colegas o deitaram ao chão para o emergencial atendimento.

Segundo informações do próprio senador, foi uma queda de pressão. Nesse momento o presidente do senado Davi Alcolumbre interrompeu a sessão para que o senador Cid fosse atendido.

Momento tenso no senado, senador Cid Gomes passa mal.

Normalizada a situação, Alcolumbre reiniciou a sessão e Cid Gomes retomou seu discurso. Por ser relator dá matéria o senador embora estivesse de licença médica conforme afirmou o presidente do senado, foi convidado a comparecer. Ao concluir o seu discurso Cid Gomes foi aplaudido pelos colegas.

A PEC da cessão onerosa deve ser votada hoje pelo Senado, em dois turnos, depois de um acordo entre os líderes. A proposta é um dos principais pontos do pacote de iniciativas que tem sido chamado de reforma do pacto federativo. Concluído o acordo, os senadores aprovaram a quebra de interstício, manobra que permite ao Parlamento realizar os dois turnos de votação da PEC na mesma sessão. Originalmente, de acordo com o processo legislativo, a matéria teria que passar por cinco sessões de discussão antes de ser votada em primeiro turno, e depois mais três antes do segundo. No contrato da cessão onerosa, a Petrobras obteve o direito de explorar até 5 bilhões de barris de petróleo por contratação direta, sem licitação. Em troca, a empresa antecipou o pagamento de R$ 74,8 bilhões ao governo,